domingo, 16 de março de 2008

Nota sobre o Trabalho de campo no Paraná

O curso de Geografia da Faculdade Cenecista de Osório realiza, a cada semestre, um empreendimento de elevado valor no campo da pesquisa e do ensino. Sendo a observação e a pesquisa empírica uma das técnicas fundamentais da disciplina, os “ trabalhos de campo” organizados por seus professores, e dos quais podem participar todos os alunos do curso, objetivam promover a articulação direta entre o observador e o observado, ou entre o sujeito e o objeto.
Durante os quatro anos de duração do curso, os alunos tem oportunidade de estudar diretamente as regiões de Caxias do Sul, Itaimbezinho, Passo Fundo, Rio Grande, Santana do Livramento, Porto Alegre, além de Laguna e Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. Um outro roteiro, já realizado por duas vezes e a ser repetido no presente semestre é o do Estado do Paraná. Com duração de três dias e previsão de saída para o fim do mês de maio, o roteiro inclui passagens pela Ilha do Mel, Baía e Porto de Paranaguá, Serra do Mar e Mata Atlântica, cidade de Curitiba e Arenitos de Vila Velha.
Será possível analisar a organização do espaço daquele Estado e suas relações com o Sul do Brasil, de forma mais geral, e com o Rio Grande do Sul em particular. Professores e alunos poderão observar e discutir aspectos os mais diversos como a dinâmica geomorfológica costeira; a fito e a zoogeografia no interior de baías e nas encostas tropicais ( especialmente em manguezais ); o processo de ocupação do litoral, do primeiro e do segundo planalto paranaense; o planejamento urbano de Curitiba e suas repercussões territoriais; e ainda os processos erosivos pluviais e eólios.

Prof MS Marcio Fenili Antunes

Nenhum comentário: